As cidades mais famosas do mundo oferecem muitas coisas aos seus visitantes: atrações turísticas, muita luz, todo tipo de entretenimento, e por aí vai. Mas, assim como no teatro, o mais importante está sempre atrás do cenário. Ao sair das grandes capitais, você consegue ver com mais detalhes os costumes locais, as pequenas ruelas de povoados escondidos, construções inusitadas e cantinhos escondidos que só a natureza consegue criar.
Nós, do Incrível.club, preparamos uma viagem virtual por 15 lugares que mostram a beleza que é se perder na hora de viajar.
Fonte: http://incrivel.club
Nós, do Incrível.club, preparamos uma viagem virtual por 15 lugares que mostram a beleza que é se perder na hora de viajar.
1. Yvoire, França
O colorido povoado de Yvoire tem mais de 700 anos. Apesar das guerras e de alguns acidentes da natureza, o povoado conseguiu conservar o seu aspecto antigo. Ao lado do lago Lemán está o castelo construído pelo conde Amadeo V de Saboya. Tudo chama atenção: as ruas de pedra, os moradores simpáticos, as acolhedoras casas e jardins cheios de flores. Um lugar como esse merece ser tratado como um dos povoados mais bonitos da França (e do mundo).
2. Ilha Kangaroo, Austrália
Esta ilha, sem sombra de dúvidas, é um lugar dos sonhos tanto de crianças como de adultos. Um terço do território é ocupado por parques nacionais. As paisagens impressionam pelos fiordes gigantes e pelas pradarias. Em apenas um passeio pela ilha, você encontra cangurus, lagartos, coalas, ornitorrincos, pinguins e uma infinidade de pássaros, como cacatuas pretas, corujas, entre outros. As águas do oceano são palco de diversão de golfinhos e focas. Este lugar coloca a Austrália como um destino obrigatório em termos de belezas naturais.
3. Fortaleza Bourtange, Holanda
A Fortaleza Bourtange, ou «fortaleza de estrela» foi construída no período da Guerra dos Oitenta Anos, quando a Holanda lutava pela independência da Espanha. Os arquitetos inventaram uma nova forma de proteção dos tiros de canhões. Após a guerra, o lugar foi abandonado e depois foi fortalecido e ampliado. A partir do século XIX, Bourtange passou a pertencer à comunidade local. Caminhar pelo local, além de educativo, é maravilhoso pela linda paisagem que o cerca.
4. Albarracín, Espanha
O filósofo José Ortega y Gasset escreveu que essa cidade tem uma ’silhueta’ perfeita. Ela é também conhecida como a «cidade rosa». O povoado recebeu este belo nome na época de domínio muçulmano (séculos IX-XII). Tudo nele é maravilhoso: as ruas antigas, a Sierra de Albarracín, as pradarias verdes, os rios. Também é possível observar o aquaduto de 18 km construído na época romana. Sem quase perceber, você será transportado para séculos passados de maneira mágica.
5. Devon, Inglaterra
Banhado pelo golfo de Bristol e pelo Canal da Mancha, Devon é um condado pitoresco localizado na Inglaterra. Antigamente, nele ficava o reino da Dumnônia, uma tribo celta. Nas baías de Devon ficam povoados de pescadores e lindos portos. Foi nesta região onde nasceram os grandes marinheiros Sir Francis Drake e Sir Walter Raleigh, além da «rainha dos detetives», Agatha Christie. Os acontecimentos narrados no livro de Conan Doyle, O Cão dos Baskerville, também são deste lugar. Ele reflete paisagens coloridas, casas acolhedoras e caminhos misteriosos, como o caráter dos seus habitantes.
6. Ilha Hokkaido, Japão
Se algum dia você puder ir ao Japão, não deixe de visitar Hokkaido. Os japoneses, muito perfeccionistas, criaram na ilha uma paisagem inesquecível, com um aroma divino, cores impressionantes nos campos de lavanda, entre outras belezas. Lá, você também irá encontrar um animal encantador chamado ezo momonga, típico da região. Sem dúvida, a mistura de natureza preservada e tecnologia moderna irá te surpreender.
7. Monsanto, Portugal
O colorido povoado de Monsanto se esconde no meio da rocha de granito. A vista é tirar o fôlego: montanhas, vegetação e casas impressionantes. Monsanto foi o centro da província de Beira Baixa. Durante 8 séculos a paisagem local não sofreu quase nenhuma alteração, por isso que, em 1983, a vila foi escolhida «o povoado mais português do país». Caminhar nas suas ruas é puro prazer, e o restaurante serve excelente comida local dentro da pedra (ver foto).
8. Cânion Fjaðrárgljúfur, Islândia
O cânion Fjaðrárgljúfur, no sudeste da Islândia, é uma incrível criação da natureza. A paisagem é maravilhosa. O cânion do rio Fjadra se formou depois da idade do gelo, mede aproximadamente 2 km e tem uma profundidade de mais ou menos 100 metros. Um passeio que também é uma verdadeira aventura!
9. Alberobello, Itália
O pequeno povoado de Alberobello é um encanto. Suas assustadoras casas conquistam o coração de qualquer turista. No total há mais ou menos 1.500 casas com teto em forma de cone. Algumas já têm mais de 7 séculos. A cidade tem esse nome em função de um bosque que havia nos arredores: Arboris Belli («belas árvores»). Este pequeno povoado, cheio de luz, mostra o que é a Itália provincial.
10. Caminho de árvores, Irlanda
Dark Hedges é um lugar extraordinário. Está localizado ao lado de Armoy, na Irlanda do Norte. Esta fantástica «avenida» foi semeada pela família Stuart, há 3 séculos. Sua ideia era impressionar todos aqueles que entrassem na fazenda, que hoje é um clube de golfe. Além disso, segundo uma lenda antiga, neste caminho você pode encontrar o fantasma de uma tal de Lady Gris. Os moradores da região adoram tradições e superstições.
11. Kandovan, Irã
Visto de longe, Kandovan parece um enorme formigueiro. Nas casas talhadas na rocha vivem mais ou menos mil pessoas. Apesar de não parecer, os habitantes sabem o que é modernidade. O formato vem de uma erupção do vulcão Sahand. A tradução literal do nome deste povoado é «caixa de abelhas». Nele, você se sente em um conto de fadas iraniano.
12. Hobbiton, Nova Zelândia
Este povoado foi criado em uma granja de ovelhas durante um ano e com o esforço de 400 pessoas para a famosa trilogia de O Senhor dos Anéis. Após acabar a gravação, o povoado ficou abandonado por um tempo. Rapidamente, os fanáticos da história começaram a visitar o local para ver com os próprios olhos onde moravam os hobbits e a cidade renasceu.
13. Lago Titicaca, Peru/Bolívia
Para os moradores da região, o lago Titicaca é sagrado. Seu nome significa «puma de pedra». Segundo cientistas, há milhões de anos, este lago foi um mar. Em suas águas vivem até hoje peixes de água salgada e caranguejos. Além disso, as montanhas conservam marcas das ondas. Outra coisa incrível são as ilhas flutuantes feitas de totora (um tipo de junco) e povoadas por animais. O estilo de vida nesses assentamentos móveis não mudou muito no último século. Visitar esse local parece uma viagem no tempo.
14. Ilhéu Gaztelugatxe, Espanha
O ilhéu Gaztelugatxe está localizado na costa do Golfo de Vizcaya. Ele se conecta com o continente por um estreito caminho em forma de escada com 237 degraus. Na região fica um monastério que tem quase 11 séculos. A vista da região é inesquecível, as ondas azuis e a brisa fresca ficam guardadas para sempre na cabeça de quem visita a região.
15. Chauen, Marrocos
«A cidade azul» de Chauen está localizada nas ladeiras das montanha do Rif. Tudo é bonito: paisagem, arquitetura antiga, obras de arte. Não obstante, a principal atração é a sua cor. Os tons de azul, que vão do mais claro ao turquesa, são de tirar o fôlego. Você realmente se sente em um conto de fadas oriental.